Páginas

terça-feira, 28 de agosto de 2012


Começam as aulas do Projeto de Teatro “Vara para Pescar”

Jovens dos Bolsões 7, 8 e 9 participaram das primeiras aulas de Canto e Figurino

Jovens de Cubatão têm aulas gratuitas de Teatro com direito a receber toda a capacitação por trás da cena: este é o Projeto “Vara para Pescar”, realizado com estudantes de 12 a 18 anos dos Bolsões 7, 8 e 9. As oficinas começaram no último domingo (26), com as aulas de Expressão Vocal e Figurino.
Mesmo sem ter experiência anterior com Teatro, os adolescentes mostraram disposição para aprender as primeiras técnicas vocais. A oficina foi ministrada pelas cantoras e musicistas Daniela Martins e Deblas Alves, que fazem parte, inclusive, do Coral Zanzalá. “Nossa intenção não é que os alunos saiam daqui cantando, mas aprendam as técnicas de respiração, pausa, o uso do diafragma, tudo para facilitar a interpretação do jovem artista”, afirma Ana Cristina Araújo, coordenadora do “Vara para pescar”.
No período da tarde, os adolescentes receberam orientações sobre criação de figurino com o professor Zeca Rodrigues, coreógrafo da Cia de Dança da Sinfônica de Cubatão. Com camisetas de malha, tesoura e materiais de baixo custo como papel laminado e retalhos de tecido, aprenderam técnicas para transformação de peças-chave em adereços originais.
As oficinas acontecem na UME Martim Afonso, no Jardim Nova República (ou Bolsão 8), em uma parceria com a escola pública. A utilização do espaço educacional para realização das atividades dá maior suporte para as ações artísticas e de formação. O projeto começou, na verdade com um bate-papo sobre o que é o “Vara para pescar” e o objetivo das atividades que pretende, ao mesmo tempo, formar público e garantir o primeiro contato desses jovens com a Arte por meio de oficinas de noções básicas de teatro amador. Além de Expressão Vocal e Figurino, os participantes terão aulas de Expressão Corporal, Roteiro, Direção e Cenário. Os jovens serão divididos em três grupos e acompanhados por monitores durante as ações.
Depois dos workshops, os grupos receberão uma determinada quantia em dinheiro e o texto do livro “Cordel de Terezinha”, da escritora cubatense Viviane Veiga Távora. Os alunos, então, montam um espetáculo teatral baseado na história do livro e apresentam à comunidade gratuitamente. O grupo será julgado por uma seleta banca e os jovens vencedores recebem como prêmio um fim de semana cultural na cidade de São Paulo. Todas as ações dos adolescentes serão registradas por fotografias e filmagens e estarão disponíveis em um blog na internet.
“O objetivo desse projeto é oferecer aos jovens um primeiro contato com a arte do Teatro e promover uma ação sociocultural na área dos Bolsões. Escolhemos esses bairros pois têm recebido muitas famílias; identificamos uma oportunidade incrível para formação artística e de público”, afirma Ana Cristina. 
O projeto foi contemplado pelo Prêmio “Ensaiando um país melhor” com R$ 20 mil, um edital de ações culturais focado em formação de plateias para teatro, desenvolvido desde 2005 em cidades paulistas. O projeto tem patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de São Paulo de Incentivo à Cultura, Proac. “O interessante é que o Prêmio acredita no potencial de agentes culturais e no impacto que essas ideias podem ter na comunidade onde atuam. O ‘Ensaiando’ acontece pela segunda vez em Cubatão e tivemos a oportunidade de contar com esta parceria”, completa a Coordenadora.
Ainda dá tempo – Crianças e adolescentes interessados em participar das aulas ainda podem se inscrever, já que o projeto ainda está no início. O cadastro deve ser feito pelo e-mail varaparapescar@gmail.com, informando os dados pessoais (nome, idade, endereço e telefone).

Texto: Morgana Monteiro
Fotos: Divulgação
Link para fotos - Vara para pescar

Nenhum comentário:

Postar um comentário